Um bom currículo repleto de habilidades técnicas pode se destacar no processo seletivo. Porém, a longo prazo, elas não são o único ponto a se atentar na atração de talentos. As competências comportamentais, também chamadas de soft skills, são as habilidades intra e interpessoais que fazem toda a diferença em uma equipe.
Pensando nisso, o profissional de RH deve focar na dinâmica da empresa e nas competências comportamentais mais importantes em todos os aspectos da gestão de pessoas – é um critério relevante no recrutamento e seleção, mas essas habilidades podem ser treinadas a longo prazo.
Justamente por isso, é interessante criar estratégias para fomentar esse crescimento e espaços em que as equipes possam receber feedbacks sobre seu desempenho não apenas técnico, mas pessoal.
A importância das competências comportamentais para as equipes
Segundo pesquisas entre equipes multidisciplinares, 84% dos gestores acredita que novos funcionários devem possuir competências comportamentais e demonstrá-las durante o processo seletivo. Além disso, com os avanços tecnológicos, a comunicação interpessoal é cada vez mais valorizada nos espaços de trabalho.
Ou seja, em qualquer setor, uma nova adição à equipe deve ter capacidade de dialogar, resolver questões, trazer novas ideias e colaborar para criar um ambiente de crescimento.
Desenvolvimento pessoal e crescimento na carreira
Além disso, a nível pessoal, vale lembrar que as competências comportamentais podem ser um ponto de destaque para avanço na carreira. Quando um membro da equipe pode demonstrar e desenvolver suas habilidades, ele consegue se destacar e conseguir mais oportunidades.
Ou seja, além dos recrutadores buscarem candidatos com competências comportamentais, os funcionários buscam gestores que os ajudem a explorar essas habilidades e a crescer na carreira. Uma empresa que ofereça feedback claro, formações extra, mentorias e outros recursos atrai talentos interessados nessa mudança do ambiente profissional.
Segundo o relatório do Linkedin, as empresas com treinamentos de novas habilidades para suas equipes têm mobilidade interna 15% maior que as que não oferecem esses recursos. Ou seja, investimento em competências comportamentais também contribuem para diminuir o turnover e, como consequência, ganham produtividade.
10 competências comportamentais que todo profissional deve desenvolver
Levando em consideração o papel crucial das competências comportamentais, desenvolvê-las faz parte do crescimento profissional. E o profissional de RH deve estar atento a essas habilidades na hora de contratar novos talentos, recomendar profissionais para vagas internas e incentivar as equipes atuais.
1. Comunicação clara e eficaz
A comunicação é uma parte fundamental de qualquer trabalho. Seja em escritórios remotos ou presenciais, é essencial saber transmitir mensagens de forma clara, concisa e respeitosa.
Por exemplo, um profissional de vendas deve estar alinhado às boas práticas ao contatar os clientes. Já um profissional de tecnologia, que lida com outras equipes da empresa, deve saber ser conciso ao oferecer explicações técnicas para pessoas que não possuem todo o escopo de conhecimento.
Além disso, a clareza evita gargalos no trabalho em equipe. Se todos estiverem alinhados ao andamento de projetos, fica mais fácil notar potenciais problemas e resolvê-los antes que causem prejuízos.
2. Trabalho em equipe
Trabalhar em equipe é, inclusive, uma habilidade a qual os profissionais de RH devem se atentar na hora de buscar novos profissionais para a empresa. Isso porque existem profissionais com grandes habilidades técnicas, mas que não dialogam com seus colaboradores. A longo prazo, essa dinâmica prejudica o rendimento da equipe.
É importante que todos saibam oferecer novas ideias, escutar pontos de vista diferentes e, quando necessário, liderar.
3. Resolução de conflitos
A resolução de conflitos é uma parte importante do trabalho em equipe e pode ser considerada uma das competências comportamentais mais essenciais para líderes. Se o responsável por um projeto não souber manejar questões entre seus funcionários, a produtividade de todos é comprometida.
Essa soft skill também é fundamental para profissionais de RH: muitas vezes, a falta de diálogo e de competências comportamentais nas equipes gera atritos desnecessários que refletem na qualidade de trabalho. O papel do RH, aqui, é entender como solucionar esses pontos para que todos se sintam ouvidos.
Leia também: Saiba como implementar o desenvolvimento de competências em sua empresa
4. Ética
Outra habilidade pessoal que é muito buscada é a ética. O compromisso com a missão da empresa, questões de bem-estar, justiça e respeito em interações profissionais pode fazer toda a diferença na integração com a equipe.
5. Pensamento crítico
Para crescer profissionalmente, é importante focar em novos conhecimentos, informações e ideias que possam agregar ao seu repertório. Porém, muitas vezes, o profissional deixa de lado o pensamento crítico e acaba comprometendo sua imagem.
Analisar cuidadosamente os diferentes pontos de vista, buscar referências e embasar suas ideias em pesquisas é um sinal de profissional com pensamento crítico, uma competência comportamental fundamental no ambiente de trabalho.
6. Gestão do tempo
A capacidade de organizar seu próprio trabalho, cumprir prazos e manter a disciplina é vista pelos líderes como uma das competências comportamentais essenciais para o crescimento na carreira.
Com os novos desafios de um mercado de trabalho descentralizado e que muda rapidamente, as equipes valorizam profissionais com autonomia e foco.
7. Flexibilidade
O espaço de trabalho está sob constantes mudanças e a rigidez não combina com essa perspectiva. Um profissional que saiba atuar em diferentes contextos é destaque na equipe. Por exemplo, alguém que saiba liderar e ser liderado, que tenha interesse em novas ferramentas, que saiba dialogar com outros departamentos, etc.
Aqui é fácil notar como as competências comportamentais estão ligadas às habilidades técnicas: muitas vezes, o profissional conhece muito bem a parte teórica, mas, na hora de usá-la, não sabe adaptá-la à realidade do setor.
8. Resiliência
Além de saber adaptar seu conhecimento a cada desafio, um bom profissional tem resiliência para lidar com barreiras. Ou seja, é alguém que consegue lidar com pressão, adversidades, erros e potencialmente rever o trajeto necessário.
A resiliência é uma das competências comportamentais mais importantes porque impacta diretamente o crescimento do profissional. Alguém que saiba lidar com feedbacks negativos e consiga usar as informações de forma construtiva para planejar estratégias futuras é um bom profissional que pode enfrentar futuros desafios.
9. Inovação e proatividade
A inovação e a proatividade andam juntas no ambiente de trabalho. Um funcionário proativo é aquele motivado, que divide novas ideias e mostra interesse no que ocorre em seus projetos. Já a inovação é pensar fora da caixa, buscar soluções diferentes e experimentar processos novos.
Ambas as características são muito buscadas pelos líderes, que precisam de colaboradores com ideias novas, vontade de crescer na empresa e de solucionar problemas.
10. Busca por conhecimento
Além de dialogar com sua equipe, ser motivado e lidar com adversidades, um bom profissional é aquele que sempre quer adquirir mais conhecimento. Alguém que busca mais formações, que gosta de testar novas ferramentas, que consiga relacionar seu trabalho com outros aspectos da empresa, etc.
A ideia das competências comportamentais é que elas trazem pessoas mais completas e engajadas para as equipes. Ao invés de apenas repetir pontos técnicos, esses profissionais estão sempre se adaptando, adquirindo mais informações e trazendo-as para seu trabalho.
Como incentivar as competências comportamentais no trabalho
Os gestores e profissionais de RH devem atentar para essas habilidades pessoais. Além de valorizar os membros da equipe que já possuem essas competências, é importante incentivar todos a ir além das habilidades técnicas.
Feedback personalizado
O feedback é uma parte importante do trabalho, mas não deve ser feito de forma fria e pontual. Além de avaliações de desempenho, é fundamental que os gestores ofereçam informações claras sobre o rendimento de cada um, desafios enfrentados e proposta de melhorias.
Mentorias
As mentorias podem ser uma ótima forma de incentivar a equipe. Além de fornecer aos mentores uma oportunidade de desenvolver habilidades como comunicação e liderança, essa iniciativa traz aos mentorados um espaço ideal para desenvolver sua autonomia, sua autogestão e explorar ideias.
Cursos e treinamentos
O ensino é uma forma estruturada de incentivar a equipe e buscar mais conhecimento. As empresas podem oferecer bolsas de estudo em programas de graduação e pós-graduação para ampliar o repertório técnico, além de treinamentos in-company para competências comportamentais.
Com esse incentivo, os funcionários terão espaços para desenvolver soft skills e ganhar mais destaque no ambiente de trabalho. Além de ser um benefício para a carreira, também reflete na produtividade da empresa – se todos estão mais abertos ao diálogo e mais preparados para desafios, com novas ideias e perspectivas, todos ganham.
E você, já está preparado para colocar os projetos para desenvolvimento de competências comportamentais em prática na sua empresa? Aproveite para conferir, também, o nosso artigo sobre educação corporativa!