Aprendizagem contínua: fotografia com foco em uma mulher escrevendo em um quadro.

Como desenvolver a aprendizagem contínua na empresa?

A aprendizagem contínua é uma parte fundamental do desenvolvimento profissional. É com estratégias de ganho de conhecimento e ampliação de repertório que colaboradores de todos os segmentos conseguem melhorar sua performance e crescer na carreira.

Porém, nem sempre as organizações valorizam esses esforços e criam espaços para que isso seja possível. Nesse artigo, vamos entender melhor os benefícios dessa prática e como as lideranças podem fomentá-la.

O que é?

Nas empresas, aprendizagem contínua é o processo constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos ao longo da vida profissional. Ou seja, ao contrário do que ocorre em cursos com modelos mais tradicionais, a aprendizagem contínua não se baseia em conteúdos e avaliações estáticas.

Os princípios da aprendizagem contínua são adaptabilidade e flexibilidade no trabalho, fornecendo um repertório de conhecimentos transformados e baseado nos desafios e mudanças constantes da atuação profissional.

Geralmente ocorre de forma complementar: enquanto um curso mais técnico ou formação acadêmica preparam o profissional para atuar em determinados setores, com conhecimentos já estabelecidos, a aprendizagem contínua é o que ajuda esse profissional a manter-se atualizado em relação às últimas tendências e tecnologias do setor. 

Por isso, a aprendizagem contínua também é flexível em sua implantação: além de modelos mais segmentados, como palestras e cursos, envolve também aprendizados informais que ocorrem diariamente no ambiente de trabalho e em interações sociais entre as equipes.

Fotografia de um homem apresentando informações em uma reunião.

Quais são as vantagens da aprendizagem contínua para o colaborador?

Com o foco em melhoria ao longo do tempo, a aprendizagem contínua é fundamental para o colaborador. Afinal, se ele tem espaço para desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais dentro da empresa, também tem mais engajamento e produtividade em sua rotina diária. Entre as vantagens desse sistema estão:

1. Otimizar o ritmo de trabalho

Toda atuação profissional exige ganho de conhecimento ao longo do tempo. O mercado de trabalho está em constante mudança, com ferramentas e tecnologias aplicadas para otimização e melhoria dos fluxos de trabalho.

Com isso, surge a necessidade de entender melhor como essas ferramentas funcionam e encontrar formas de se beneficiar delas na prática. Ou seja, quando o colaborador tem espaço para aprendizagem contínua, ele faz um uso mais eficiente de seus recursos, o que contribui para a gestão do tempo, a proatividade e a criatividade na solução dos desafios do setor. 

2. Se destacar para crescimento na carreira

Ao fazer a gestão de carreira de suas equipes, o RH pode encontrar lacunas como falta de proficiência em ferramentas de trabalho ou pouca demonstração de competências comportamentais. Isso afeta as chances de crescimento dentro e fora da empresa, o que desmotiva muitos colaboradores.

Por isso, ao ter espaço para aprendizagem contínua, o profissional fica mais aberto a implementar mudanças e trocar ideias, o que pode destacá-lo em futuras oportunidades.

3. Se atualizar no setor

Com a mudança constante em tecnologias e demandas do mercado, as empresas devem garantir que a aprendizagem contínua de seus colaboradores envolva atualização no setor de atuação. É isso que torna a equipe relevante no mercado e preparada para lidar com desafios futuros com maior efetividade.

Quais são os benefícios para a empresa?

Além de beneficiar os membros da equipe, a cultura de aprendizagem contínua traz ganhos para os gestores e a organização em geral. Em linhas gerais, impacta a presença da empresa no mercado, reforçando questões como:

1. Promover a inovação

Empresas que apoiam a aprendizagem contínua costumam ter equipes feitas de profissionais inovadores, capazes de pensar em soluções criativas para problemas complexos e de implementar novas ideias que podem diferenciar a organização no mercado.

Nesse sentido, a cultura da aprendizagem contínua pode ser considerada uma etapa fundamental para a criação da cultura de inovação dentro da empresa. 

É apenas com incentivo à busca de conhecimento que a organização recebe benefícios como serviços à frente de seus concorrentes, processos mais eficientes e melhor gestão de recursos.

2. Employer branding 

Para receber esses talentos, no entanto, a cultura da aprendizagem contínua deve fazer parte do DNA da empresa e da percepção que ela gera dentro do setor de atuação. Essa percepção é o employer branding, a imagem que potenciais candidatos têm da cultura da organização antes de fazerem parte dela. 

Um bom employer branding é essencial para atrair e recrutar talentos, tendo a aprendizagem contínua como um pilar na hora de divulgar e contratar para novas vagas. Se a empresa tem, em sua missão organizacional, foco em educação formal e informal para suas equipes, é importante divulgar esse aspecto na hora de crescer.

A partir daí, pessoas que procuram oportunidades de trabalho em que possam buscar novos conhecimentos e participar de estratégias de aprendizagem contínua vão se candidatar a essas vagas, compondo uma equipe focada em melhorias pessoais e organizacionais a longo prazo.

3. Aumento do engajamento da equipe

Colaboradores que percebem investimentos em sua carreira e educação tendem a mostrar maior engajamento e satisfação no trabalho. Isso pode levar a uma maior produtividade e menor rotatividade, reduzindo os custos relacionados à retenção de talentos.

Além disso, essa motivação se traduz em maior dedicação às tarefas rotineiras: se há espaço para testar novas possibilidades e aplicar os conhecimentos adquiridos, com gestores abertos a essas mudanças, os colaboradores conseguem encontrar formas mais efetivas e produtivas de realizar suas tarefas. Isso se traduz em projetos mais eficientes e equipes mais satisfeitas, ganhos enormes para a organização como um todo.

4. Otimização dos processos

Essa eficiência nos processos diários também gera economia e melhor gestão de recursos para a empresa. Afinal quanto mais conhecimentos os colaboradores conseguem testar e aplicar em sua atuação diária, mais eles constroem uma base de ideias e resultados que beneficiam a empresa como um todo.

Isso porque, ao longo do tempo, essa base pode ser usada para otimizar os processos em toda a organização. Ao contrário de treinamentos unicamente formais, que são generalistas, a aprendizagem contínua é adaptada à realidade das equipes na prática. Ou seja: é mais aplicável e escalável à rotina da própria empresa.

Fotografia de uma palestra com muitas pessoas em uma empresa.

Como incentivar a aprendizagem contínua em sua organização?

Levando em consideração os benefícios culturais e de gestão da aprendizagem contínua, os profissionais de RH devem ficar atentos às oportunidades de desenvolver talentos e ganhar conhecimentos, tanto formais quanto informais. 

Elas devem ser aplicadas ao longo do tempo, focando não apenas em atender às necessidades pontuais, mas sim criar uma cultura de ganho e troca de ideias. Isso pode ser feito por meio de:

Criação de espaços colaborativos

É fundamental que as organizações fomentem espaços de troca de ideias e inovação. Um problema comum é a falta de convivência e troca de experiências entre diferentes equipes, principalmente em empresas de grande porte. Cada setor tem seus conhecimentos específicos, mas é na troca que os profissionais participam de aprendizagem contínua.

Para reverter esse quadro, o RH pode propor estratégias como job rotation, por exemplo. O job rotation é um sistema de rodízio de cargos entre equipes com o objetivo de trazer novas ideias e conhecimentos a processos já definidos. 

Além de beneficiar as equipes em si, amplia o repertório dos colaboradores em rodízio, já que, ao final da experiência, adquiriram conhecimentos muito além de treinamentos pontuais.

Realização de eventos de treinamento

Os programas pontuais de treinamento também têm espaço na aprendizagem contínua. Atividades como cursos curtos, workshops e palestras trazem sim benefício à atuação profissional de cada um e produtividade da equipe, mas devem ser feitas com propósito.

Isso é, o profissional de RH deve ficar atento, ao fazer a avaliação de competências, a quais pontos de melhoria surgem com frequência entre os colaboradores. Com isso em mente, pode propor eventos que tragam mais discussão dessas temáticas e beneficiem imediatamente o dia a dia na empresa.

Incentivo à educação formal

A longo prazo, a educação formal também é uma estratégia de aprendizagem contínua. Afinal, durante um curso técnico, uma graduação ou pós-graduação, o colaborador tem diferentes pontos de contato com a temática e pode explorar, com maior tempo e foco, como ela impacta seu trabalho.

Porém, para que isso ocorra, é necessário que a empresa valorize e incentive esse estudo a longo prazo. Como ele exige mais tempo e recursos, é deixado de lado por muitos colaboradores. O profissional de RH pode fazer a diferença, buscando parcerias com instituições de ensino, por exemplo, que facilitem as condições para sua equipe. 

Implementação de programas de mentoria

A aprendizagem contínua dentro das empresas só ocorre quando se valoriza o diálogo. Um exemplo é a liderança: quando gestores permitem que suas equipes testem novas possibilidades e repensem as formas de realizar suas tarefas, eles promovem a aprendizagem. 

Para estimular o crescimento e a aprendizagem contínua, esse diálogo deve ser feito constantemente. Uma forma de implementá-lo é por meio de mentorias. As mentorias unem colaboradores seniores com membros mais iniciantes da equipe para conversas mais aprofundadas sobre sua vivência na organização.

Com isso, os profissionais podem apontar suas dificuldades, buscar conselhos e repensar sua estratégia com base no repertório mais amplo de profissionais mais estabelecidos. Ao mesmo tempo, os profissionais seniores encontram nos iniciantes ideias mais flexíveis que podem ajudar a repensar suas estratégias. 

O profissional de RH é uma peça-chave na implementação de mentorias e outras estratégias de aprendizagem contínua nas organizações. É ele que define os pontos de melhoria e busca sempre formas mais sustentáveis, humanas e práticas de adquirir conhecimentos, que sejam produtivas tanto para a empresa como um todo quanto para a trajetória profissional de cada um.

A aprendizagem contínua na empresa gera profissionais qualificados e engajados, que participam ativamente das melhorias. Confira mais estratégias de retenção de talentos!

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