A cultura de inovação pode fazer toda a diferença no desempenho das equipes, dos colaboradores individuais e da empresa como um todo. Ao aplicar princípios de inovação e criatividade no espaço de trabalho, os gestores podem ter resultados como destaque no mercado, atração de talentos, ganhos financeiros e muito mais.
Porém, para que estratégias como essa sejam bem implementadas, é necessário rever a cultura organizacional como um todo e buscar formas de fomentar a troca de ideias.
Nesse sentido, é papel dos profissionais de RH entender as demandas atuais do mercado, dos funcionários e da liderança, visando construir espaços de colaboração a longo prazo.
O que é cultura de inovação?
A cultura de inovação está relacionada a um ambiente de trabalho que promove a criação de novas ideias, a experimentação e a implementação de soluções diferentes frente aos desafios atuais. Além disso, significa aproveitar oportunidades para trocar impressões sobre essas ideias.
Em linhas gerais, uma empresa que tem a cultura de inovação também tem em sua gestão pontos como compreensão e análise de riscos, busca pela aprendizagem contínua em sua equipe e espaço para feedbacks personalizados.
A liderança também faz parte da cultura de inovação. Gestores em empresas inovadoras buscam ser mais abertos a feedbacks e comunicação transparente. Outro ponto importante é a valorização de equipes para além da senioridade e hierarquia: na cultura de inovação, as ideias devem ser pensadas, sejam elas dos líderes ou das equipes.
Além disso, recursos adequados são essenciais para nutrir uma cultura de inovação. Isso inclui não apenas financiamento, mas também acesso a ferramentas, tecnologias e informações necessárias para explorar novas ideias. Espaços físicos que incentivam a colaboração e a criatividade, como salas de brainstorming e áreas de descanso interativas, também podem contribuir significativamente para uma atmosfera propícia à inovação.
Para que uma organização seja de fato inovadora, ela também deve focar no investimento de recursos e tempo para que as ideias possam se formar. Nesse caso, é importante ter espaços de trocas de ideias, oportunidades de capacitação profissional, softwares e ferramentas aplicáveis e, principalmente, a oportunidade de dedicar tempo a esses processos.
A longo prazo, para funcionar, é importante que haja um alinhamento estratégico entre a cultura de inovação e a missão organizacional. A inovação deve estar integrada na estratégia de crescimento da empresa, com metas claras e indicadores de desempenho que ajudem a medir o sucesso das iniciativas.
Com isso, as organizações podem assegurar que suas práticas atuais contribuam efetivamente para o crescimento contínuo futuro.
Como impacta as empresas?
Muitas organizações não focam na cultura de inovação por receio de prejudicar o rendimento, já que as estratégias exigem tempo.
No entanto, a rotina já estabelecida pode estar reforçando padrões anteriores e impedindo que a organização atinja seu potencial. Existem múltiplos benefícios da inovação para as empresas, como:
1. Aumento da criatividade na produção
Com a repetitividade das tarefas, as equipes perdem a motivação para trazer novas ideias. Ainda que a rotina possa ser efetiva, em métricas simples, nem sempre é a melhor forma de a empresa crescer.
Quando a gestão dá espaço para que surjam ideias diferentes, é uma oportunidade para que os processos sejam otimizados. Novas ferramentas, perspectivas baseadas em informações de clientes, novos serviços e produtos, etc.
2. Melhor uso de recursos existentes
Além disso, a cultura de inovação pode trazer um novo olhar para a forma como os projetos são feitos.
Esse olhar pode gerar economia e melhor gestão de recursos existentes: quando os colaboradores podem repensar a forma como concluem suas tarefas e têm flexibilidade no trabalho, eles encontram formas mais eficientes de cumprir as obrigações.
3. Retenção e atração de talentos
Uma empresa que conta com uma cultura de inovação se destaca no mercado, tanto para potenciais clientes, que se beneficiam dos produtos e serviços desenvolvidos, como para potenciais colaboradores. Esse fenômeno, conhecido como employer branding, é a percepção que cada empresa passa sobre sua cultura.
Essa imagem é fundamental na atração de novos talentos, principalmente para cargos de maior responsabilidade. Ao demonstrar priorização de inovação na cultura da empresa, os gestores podem atrair profissionais mais qualificados, que, por sua vez, trazem repertório para incrementar essa inovação.
4. Estar à frente de mudanças no setor
Como consequência, a empresa que foca na cultura de inovação se destaca no segmento. Muitas vezes, elas encontram formas mais simples e eficientes de oferecer seus produtos e serviços, ou são pioneiras no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias.
Ou seja: ganham espaço de mercado por estar à frente de outras organizações no ganho e aplicação de conhecimento sobre o setor de atuação. Isso só é possível quando a empresa foca verdadeiramente na cultura de inovação.
Quais são as habilidades necessárias?
Para realmente implementar uma cultura de inovação na empresa, é fundamental que as equipes estejam preparadas. Isso ocorre com o desenvolvimento de habilidades, tanto técnicas quanto pessoais, que são parte desse foco no trabalho.
Habilidades técnicas
A habilidade técnica é a proficiência dos colaboradores nas ferramentas e temáticas utilizadas para realizar suas tarefas, Ou seja, o conhecimento do gestor de sistema em softwares, a habilidade do analista financeiro de visualizar orçamentos, a operação de ferramentas de imagem por parte de designers, etc.
Essas habilidades fazem parte dos requisitos de contratação, mas também podem ser aprimoradas dentro da empresa, com programas de capacitação focados. Ao ganhar maior conhecimento, os profissionais podem encontrar soluções mais simples para seus processos diários.
Habilidades intra e interpessoais
Mas os conhecimentos essenciais não são apenas técnicos. É importante que a equipe tenha domínio das competências comportamentais, isso é, a habilidade de gerir o próprio trabalho e as relações interpessoais.
Entre as competências mais importantes para a cultura de inovação estão a proatividade, a criatividade e o pensamento crítico. Por exemplo: ao encontrar um desafio em sua rotina de trabalho, um profissional com pensamento crítico reflete sobre os cenários possíveis e faz escolhas embasadas.
Um profissional proativo, por exemplo, sabe identificar padrões de perda de produtividade e, com criatividade, buscar formas de minimizá-los antes que causem lacunas em seu trabalho.
Vale frisar que a comunicação é uma parte essencial da cultura de inovação: um bom profissional não apenas busca novas soluções, mas divide com sua equipe e sabe dialogar sobre os prós e contras, além de escutar ativamente as contribuições de outras pessoas.
Como a equipe impacta a cultura de inovação?
A cultura de inovação é baseada nas pessoas que fazem parte da empresa, desde líderes até profissionais iniciantes com pouco repertório. É importante que as organizações valorizem as perspectivas diferentes, já que elas podem oferecer insights relevantes sobre o funcionamento dos fluxos de trabalho.
Proximidade com os processos
Cada profissional tem pontos de contato diferentes com os projetos. Um gestor de marketing, por exemplo, lida com o aspecto criativo de campanhas, enquanto um profissional iniciante de logística enfrenta os desafios operacionais na prática.
Nesse sentido, um mesmo trabalho é impactado por profissionais de experiências diferentes. Cada um deles pode oferecer soluções inovadoras e criativas com diferentes graus de proximidade.
Menor custo de implantação
Além disso, as empresas se beneficiam da perspectiva dos colaboradores para criar uma cultura de inovação de menor custo. Como os profissionais já têm familiaridade com os processos e ferramentas da empresa, eles sabem as melhores formas de utilizá-los e gerir os recursos.
O que a empresa deve fazer para criar uma cultura de inovação?
Dada a importância da cultura de inovação para o futuro das empresas, elas podem – e devem! – encontrar formas claras de implementar mudanças nesse sentido. O profissional de RH é essencial nesse processo, já que ele pode ser uma ponte entre ideias e aplicações, colaboradores e gestores.
Confira algumas estratégias:
1. Criar tempo para interação
Uma das dificuldades para implementar a cultura de inovação é que os profissionais não têm contato com diferentes perspectivas durante a rotina. Muitas vezes, as equipes só lidam diretamente com um aspecto dos projetos, faltando a visão completa do fluxo.
Uma estratégia para ampliar essa visão é o job rotation. O job rotation é uma técnica de gestão baseada em alternância de cargos, para que os profissionais vivenciem a rotina de outros setores. Nessa troca, podem trazer seu repertório anterior e ganhar conhecimentos do novo cargo.
2. Fornecer recursos
Os recursos são importantes para uma cultura de inovação a longo prazo. O RH pode contribuir para essa mudança focando em investimento em ferramentas de trabalho e oportunidades de treinamento, nas quais os colaboradores podem ampliar seus conhecimentos, levando-os de volta para a atuação.
3. Dar oportunidade a erros e tentativas
Uma mudança essencial para a verdadeira cultura de inovação dentro das empresas é abrir espaço para tentativas. Ou seja, ao invés de modelos tradicionais inflexíveis, em que erros são considerados contratempos, os líderes devem incentivar suas equipes a testar novas possibilidades.
4. Realizar feedbacks multifatoriais
O feedback também deve levar em consideração as tentativas e o foco nas melhorias profissionais. No caso dos profissionais de RH, ao realizar avaliações de performance, é importante analisar tanto as métricas de produtividade quanto as oportunidades de crescimento que o colaborador aproveitou, as ideias trazidas e o diálogo com sua equipe.
5. Reconhecer boas ideias
É crucial valorizar os talentos que se dedicaram à cultura de inovação da empresa. Um programa de reconhecimento, com benefícios personalizáveis e escaláveis, pode fazer com que mais profissionais se sintam motivados a trazer suas ideias a e pensar fora da caixa ao buscar soluções para suas tarefas diárias.
A partir dessa valorização, o profissional de RH e os gestores criam cada vez mais uma cultura de inovação sustentável e prática, que beneficia tanto a empresa quanto seus colaboradores.Quer saber mais sobre a perspectiva de sua equipe e oportunidades de transformação? Confira nossas dicas para uma avaliação de clima organizacional!